Facebook   Instagram   Youtube   Pinterest   Linkedin

Blog

  • Conteúdos e novidades da CIT, fabricante dos Tecidos Constâncio Vieira.
Qual a importância estratégica da economia circular ao seu negócio?

Em uma pesquisa realizada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) em 2019, 70% das pessoas entrevistadas nunca ouviram falar sobre o assunto de economia circular, mas a verdade é que este tema é cada vez mais crescente para a indústria 4.0.Em uma pesquisa realizada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) em 2019, 70% das pessoas entrevistadas nunca ouviram falar sobre o assunto de economia circular, mas a verdade é que este tema é cada vez mais crescente para a indústria 4.0.

“Economia Circular é um conceito que tem como base o desenho de produtos, compartilhamento, manutenção, reutilização, remanufatura e reciclagem de materiais. Aparece como alternativa ao modelo tradicional, que envolve produção, consumo e descarte, uma vez que defende o uso dos recursos naturais com menos desperdício. Além disso, permite que as empresas reduzam custos e perdas, gerem fontes alternativas de receita e diminuam a dependência de matérias-primas virgens.”. (ABIT, 2019)

Apesar de ter tudo a ver com meio ambiente, as indústrias podem aumentar sua eficiência operacional com o uso de recursos e redução de custos, como por exemplo, ações de reuso de água, a reciclagem de materiais e a logística reversa. Mesmo que muitas indústrias nunca tenham ouvido falar sobre o assunto, 76% delas adotaram alguma prática que se enquadra neste conceito e 88,3% consideram importante ou muito importante para a indústria brasileira.

Segundo o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, a economia circular pode ser o meio do nosso país entrar na economia de baixo carbono, mas que se faz necessário iniciativas dos setores privado, governamental, acadêmico e sociedade para criar novas formas de produzir e consumir.

Nós, da Companhia Industrial têxtil – CIT, temos incorporado em nossa política de sustentabilidade, a economia circular que tem como objetivo a reutilização dos insumos que, normalmente, seriam descartados ao meio ambiente. Ações como:

  • Direcionamento de resíduos para indústrias parceiras que utilizam como matéria-prima;

 • Recuperação e utilização dentro do nosso processo de todo resíduo de soda cáustica;

 • Promover uma relação sustentável com a natureza;

 • Cumprimento de aspectos legais com relação ao descarte ambientalmente correto de resíduos;

 • Baixo carbono, reduzindo a quantidade de resíduos, deixando de enviá-los para os aterros, isto significa diminuir a emissão de gases que causa o efeito estufa, gerando mudanças climáticas;

 • Projetos socioambientais dentro e fora da organização;

 • Redução da extração de recursos naturais, promovendo o desenvolvimento sustentável.

Você também conseguiu ver alguma prática no seu negócio que já se enquadra neste conceito?  Inspire-se com este tema e repense sobre sua forma de produzir e consumir para um mundo mais sustentável.

Equipe CIT

  • Compartilhe:

Dúvidas?

Se você tem alguma dúvida quanto aos nossos produtos, entre em contato através do telefone, chat ou clicando no botão "Clique Aqui".

Ligue-nos

(11) 5054-1300

Envie E-mail

Clique Aqui