Já notou que as roupas estão vindo com a etiqueta de algodão sustentável? Até chegar nessa etiqueta, existe um processo bastante longo e sério.
O consumidor não quer apenas se vestir com roupas da moda. Ele quer seguir a moda e expressar sua preocupação com o meio ambiente através de uma atitude sustentável por meio das suas escolhas. Para deixar mais transparente e sério todo esse processo da moda sustentável, existem certificações. No caso do algodão, existe o programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR) que centraliza o licenciamento BCI - Better Cotton Initiative, mundialmente reconhecida para a concessão de licenciamento do Melhor Algodão. Na prática, quem recebe a certificação é o produtor de algodão que deve atender 6 critérios:
Até aqui falamos somente do produtor de algodão, mas ainda existe um longo caminho para a fibra se transformar naquela roupa linda da sua loja preferida. De forma bem sucinta, as etapas que o algodão percorre é Produtor > Indústria Têxtil > Confecção > Loja.
Não são todos os produtores que são certificados, então a indústria têxtil pode escolher de onde comprar o algodão que será utilizado para a produção do fio que depois se transformará em tecido. Mas, para garantir que o algodão realmente é certificado BCI, as indústrias que desejam comprá-lo precisam ser aceitas pelo BCI para ter acesso a plataforma. Da mesma forma acontece com as confecções que compram o tecido produzido com este algodão sustentável, formando assim uma cadeia responsável percorrida pelo algodão. Quando encontrar a etiqueta de Algodão Sustentável nas roupas, saiba que tem todo o valor para você e o meio ambiente, onde produtores e empresas assumiram o compromisso de praticar, escolher e oferecer com responsabilidade, produtos que fazem bem a você, ao planeta e a todos aqueles que estão envolvidos do início ao fim deste processo.
Seja responsável! Seja sustentável!
Se você tem alguma dúvida quanto aos nossos produtos, entre em contato através do telefone, chat ou clicando no botão "Clique Aqui".