Acreditar que o algodão representa maciez e conforto não está errado, mas a combinação desta fibra natural com outras sintéticas pode proporcionar benefícios ao tecido que vão além da maciez.
É o caso da fibra de poliéster, uma fibra sintética feita com etileno, polímero termoplástico derivado do petróleo que passa por um processo chamado polimerização. Começou a ser usado em 1950 e levou um tempo para se tornar popular. Atualmente, a fibra passou por várias melhorias deixando-a mais leve e fina podendo ser misturada com fibras naturais, fazendo com que os tecidos possam ter as vantagens do poliéster, unidas com a maciez e leveza do algodão.
Quais as vantagens?
Durabilidade
As peças com poliéster em sua composição se tornam mais resistentes aos desgastes do dia a dia, pois não furam ou desfiam com facilidade.
Baixo encolhimento
As peças que tem poliéster em sua composição conferem um menor índice de encolhimento comparado às peças 100% algodão.
Secagem rápida
A fibra de poliéster não retém água, por isso, seca com mais rapidez.
Menos rugosidade
A fibra apresenta menor amarrotamento, não amassa com facilidade garantindo um aspecto mais liso às peças.
Retenção da cor
As roupas tendem a desbotar a medida que são lavadas, mas os tecidos que são compostos por poliéster tem uma solidez maior ao tingimento, fazendo com que as peças não percam a cor, mesmo em lavagens industriais, assegurando aspecto de novo por um tempo maior.
Praticidade
Por ser durável, encolher menos, secar rápido e não ter a rugosidade comum das peças de algodão, as peças com fibra de poliéster tem seu valor por serem mais práticas e exigirem menos manutenção e fazendo com que o processo de troca tenha um ciclo mais longo.
É uma ótima opção também para estampas, moda íntima, praia e fitness, por ter todas essas vantagens.
Fibra de poliéster nos uniformes profissionais
Como já vimos, o poliéster possui vantagens bem especiais e quando falamos de uniformes profissionais que precisam ser confortáveis, leves, duráveis e práticos, a fibra sintética misturada à fibra de algodão resulta em um tecido altamente resistente para os trabalhadores.
A CIT | Tecidos Constâncio Vieira possui uma linha de tecidos na linha profissional com 67% poliéster e 33% algodão, sendo um dos brins preferidos pelas lavanderias industriais devido ao seu alto desempenho em lavagens sucessivas e agressivas, garantindo um aspecto de novo por mais tempo.
Curtiu? Saiba mais com seu representante!
Equipe CIT
Se você tem alguma dúvida quanto aos nossos produtos, entre em contato através do telefone, chat ou clicando no botão "Clique Aqui".