Facebook   Instagram   Youtube   Pinterest   Linkedin

Blog

  • Conteúdos e novidades da CIT, fabricante dos Tecidos Constâncio Vieira.
Residual de goma no tecido e o teste TEGEWA

Você sabia que para melhorar a produtividade na tecelagem, os tecidos são engomados para aumentar a velocidade de inserção de trama, diminuindo o rompimento de fios? Após o processo de tecelagem, a goma deve ser removida para não interferir nos beneficiamentos, por isso, a importância do teste TEGEWA.

O processo de desengomagem seguem as seguintes etapas:

  1. Desengomagem: retirada da goma de amido por meio de enzimas;
  2. Purga: eliminação de gorduras, ceras, resinas e outras impurezas;
  3. Alvejamento: processo de branqueamento das fibras do tecido;
  4. Mercerização: processo que aumenta o brilho, resistência e absorção de corante.


Como fazer o teste TEGEWA?

Para o teste de presença de goma no tecido, temos o seguinte procedimento:

  1. Cortar um pedaço de tecido de aproximadamente 1 x 1 (cm);
  2. Colocar em um Becker de 50ml (recipiente usado em laboratório químico);
  3. Adicionar 5 ml da solução (iodo + iodeto de potássio) também conhecido por “Tegewa” e deixar por 2 minutos;
  4. Retirar e enxaguar em água corrente por 10 a 15 segundos;
  5. Retirar o excesso de água por intermédio de papel filtro;
  6. Comparar o resultado com a escala violeta.


Por que o teste é conhecido como TEGEWA?

TEGEWA é a abreviação para “TExtilhilfsmittel” (textile auxiliaries), “GErbstoffe” (tanning agents) and “WAschrohstoffe” (detergent raw materials), associação alemã que realizou estudos utilizando o método de Escala Violeta de degradação de amido.
 

TEGEWA teve suas origens na Fachgruppe zur Betreuung der Textilhilfsmittel-, Lederhilfsmittel- und Gerbstoffindustrie fundada em 1941. Após a guerra, a indústria química alemã formou várias associações comerciais em 15 de fevereiro de 1951. Somente em 1955 os produtos surfactantes foram adicionados e deram origem ao nome da associação TEGEWA. Dos anos 1950 aos 1990, o foco principal foi em “TExtilhilfsmittel” (auxiliares têxteis), “GErbstoffe” (agentes de curtimento) e “WAschrohstoffe” (matérias-primas para detergentes).

 

Os Tecidos Constâncio Vieira não apresentam goma, pois a mesma é eliminada em sua totalidade no beneficiamento primário, o que, também, proporciona mais produtividade e economia às lavanderias industriais, pois os artigos PT (Prontos para Tingir) não necessitam de purga, visto que são realizados dentro do processo de desengomagem.


Para estes processos, a fábrica dos Tecidos Constâncio Vieira, dispõe de equipamentos de última geração, com níveis de tecnologia avançada, auxiliando no controle estatístico do processo. Todos nossos equipamentos são contínuos, o que garante mais eficiência, produtividade e menor impacto ambiental.

EQUIPE CIT

  • Compartilhe:

Dúvidas?

Se você tem alguma dúvida quanto aos nossos produtos, entre em contato através do telefone, chat ou clicando no botão "Clique Aqui".

Ligue-nos

(11) 5054-1300

Envie E-mail

Clique Aqui