Um dos testes de qualidade que os Tecidos Constâncio Vieira são submetidos é a medição do peso que é fundamental para averiguar a gramatura e a regularidade do tecido.
O peso do tecido pode ser influenciado pelo título do fio, construção - sarja leve 2x1 ou pesada 3x1 - ou se a trama é mais fechada ou mais aberta (mais batido, menos batido).
Como fazer o teste de peso?
A gramatura do tecido em si, refere-se à massa por área de tecido, sendo expressa em gramas por metros quadrado (g/m²).
Para calcular g/m²:
Para sabermos quanto tem por metro linear (g/m linear) é necessário multiplicar pela largura (metros), ficando g/m linear = g/m² X largura (metros).
Por que é importante entender sobre o peso do tecido?
Sua principal importância é conferir se está dentro dos padrões pré-estabelecidos para as peças serem confeccionadas de forma segura sem comprometer sua qualidade. Por exemplo, podem existir sarjas próprias para confecção de bonés, mas não para calças, isso porque a peça necessitará que o tecido tenha uma resistência e durabilidade diferente para o tipo de aplicação e movimento exigido. Outra questão importante é a costurabilidade, ou seja, para cada tipo de tecido e aplicação, deverá ser adotada agulha, linha e técnicas de costura diferenciadas. O caimento do tecido também está relacionado com o peso do tecido.
Os critérios para medição e avaliação de gramatura dos tecidos são realizados pelo Laboratório de Qualidade da CIT – Companhia Industrial Têxtil - e obedecem às normas estabelecidas, submetendo a ensaios em toda Linha de Produção e comparando-os com suas respectivas especificações.
EQUIPE CIT.
Se você tem alguma dúvida quanto aos nossos produtos, entre em contato através do telefone, chat ou clicando no botão "Clique Aqui".