Facebook   Instagram   Youtube   Pinterest   Linkedin

Blog

  • Conteúdos e novidades da CIT, fabricante dos Tecidos Constâncio Vieira.
Como é feito o teste de hidrofilidade e qual a sua importância?

Hidrofilidade se refere à capacidade que a fibra de algodão tem para absorver e reter água. Esse dado é importante para determinar a sua forma de aplicação como produto e ainda reduzir os custos com químicos dentro do processo têxtil.

Para o usuário final, o tecido com hidrofilidade é confortável, pois é capaz de absorver a umidade do corpo e proporcionar uma secagem rápida.

O teste usualmente aplicado é o teste de Hidrofilidade por Absorção (Drop Test) seguindo a norma AATCC Test Method 79: Absorbency of textiles ( Hidrofilidade ou umectabilidade – Método da gota -AATCC 79; NBR 12853).

Quanto mais rápido o tecido absorver uma gota de água maior será sua hidrofilidade.

Como é feito o teste de hidrofilidade?

O tecido é colocado entre 2 bastidores. Depois se aplica uma gota de corante e, com a ajuda de um cronômetro, mede-se o tempo que o corante levará para ser absorvido. O corante precisa ser absorvido em menos de 5 segundos para que o tecido seja considerado com hidrofilidade. Outro aspecto importante a ser levado em consideração no teste é o formato da gota aplicada ao tecido que precisa ser um perfeito círculo, o que significa que o tecido tem fixação uniforme.

Quais as vantagens de um tecido com hidrofilidade?

A principal vantagem é a eficiência de processo de fabricação do tecido, mas que também pode ser aproveitada pelas lavanderias industriais do segmento de moda ao adquirem tecidos prontos para tingir (tecidos PT), usados para confecção de peças com tingimentos e efeitos diferenciados. 

As vantagens para a lavanderia industrial são:

  • Redução de tempo no beneficiamento;
  • Menos custo com produtos químicos;
  • Menos consumo de energia utilizada pelas máquinas;
  • Garantia de qualidade com relação à uniformidade das peças.

Os Tecidos Constâncio Vieira são fabricados com equipamentos modernos e produtos de altíssima qualidade. São testados para assegurar o padrão de hidrofilidade imediata, de forma a facilitar todo processo de beneficiamento e tingimento dos tecidos.

EQUIPE CIT.

 

  • Compartilhe:

Dúvidas?

Se você tem alguma dúvida quanto aos nossos produtos, entre em contato através do telefone, chat ou clicando no botão "Clique Aqui".

Ligue-nos

(11) 5054-1300

Envie E-mail

Clique Aqui